Prefeitura do Rio cobra medidas mais duras do Estado contra covid-19

 Prefeitura do Rio cobra medidas mais duras do Estado contra covid-19

Após consolidação do cenário de alta das infecções, a Prefeitura do Riode Janeiro e Niterói cobraram aplicação de medidas mais fortes em todo estado. As cidades decidiram fechar escolas bares e restaurantes durante um super feriado, a partir de sexta-feira. Mas as igrejas ainda poderão receber fiéis.

 E com a superlotação nos hospitais o Amapá enfrenta à escassez de oxigênio. A empresa fornecedora chegou a alertar para a sério risco de colapso na capital, que felizmente conseguiu uma remessa.

 Houve um aumento acima de 200 por cento na demanda do insumo. Unidades básicas de saúde e upas tiveram leitos adaptados pela prefeitura para receber pacientes com a covid-19 com a ampliação de vagas em estruturas em rede de gás oxigênio a demanda por cilindros aumentou.

 E a empresa fornecedora fez um comunicado de urgência o estado e município sobre implicações logísticas com risco de colapso no abastecimento na madrugada. O governo estadual enviou emergencialmente 288 cilindros a capital com apoio da Força Aérea Brasileira. A Venezuela ofereceu ajuda também.

 O problema foi reportado ao Ministério da Saúde. E a tratativas para que o governo federal envie mais insumos. Senadores também articulam estratégias para que não falte oxigênio no Amapá e em outras localidades como ocorreu no Amazonas e no Pará também na Região Norte no início do ano.

 Outro estado que registra falta de oxigênio é Rondônia,  mas a pasta da saúde já confirmou o aumento da carga ser enviada para Porto Velho após notificação da procuradoria geral.

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Igarapé na região metropolitana de BH pediu doação de cilindros. Com aumento de internações pela covid-19 acontecem em todo o país acendendo mais uma vez o sinal de alerta, na semana passada o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes já havia comunicado que poderia restringir ainda mais as atividades em meio a sobrecarga nos atendimentos de pessoas com sintomas da covid-19. Desde o fim  de semana o uso das praias está proibido.

 Por outro lado em meio a maior pico de internados na UTI, a cidade manteve funcionamento de bares e restaurantes ainda que em período reduzido e o governador Cláudio Castro do PSC ampliou o limite em todo o estado. 

Agora a ideia da gestão Municipal é alinhar esforços junto com o estado e cidade da região metropolitana como Niterói. Comitês científicos das cidades recomendaram o fechamento total de atividades não essenciais.

Outras Noticias:


São Paulo recebe primeira remessa de vacinas contra covid-19 da Covax Facility.

Para dicas de saúde acesse o site: estilosaude.org


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprender Violão nessa Quarentena