Aprender Violão nessa Quarentena

Aprender Violão na Quarentena


Aprender violão nessa quarentena pode ser uma das muitas coisas que você pode aproveitar para aprender durante o isolamento. Afinal, devido o isolamento a maioria das pessoas acabaram ficando com muito mais tempo livre. 

Muitos aproveitam o tempo longe do trabalho para passar tempo com os filhos, aprender algo novo ou até mesmo ensinar algo novo a alguém. Essas são apenas algumas das formas de se unir o útil ao agradável.

E se isso está parecendo um pouco absurdo para você, pode ter certeza que não é. Muitos gostariam de ter  oportunidade de estarem em casa com tempo livre nesse momento, mas infelizmente estão internadas no leito de um hospital devido a pandemia. Isso sem mencionar as pessoas enlutadas tendo que lidar com dor da perda de um ente querido para o covid-19. 

Então se você não se encaixa nesse perfil, tente enxergar as coisas de uma forma diferente, tente imaginar o privilégio que você tem, privilégio esse que muitos infelizmente não terão. Pode ser que você pense: "Mas aprender violão é muito difícil", ou talvez pense: "Prefiro aprender outro instrumento". Você tem todo o direito de pensar assim. É claro que aprender violão é apenas uma sugestão dentre as milhares de coisas que você pode fazer para ocupar o seu tempo com a família durante o isolamento. A ideia é focar no que há de melhor na vida para ocupar a mente.

Talvez você já tenha ouvido falar da história de dois homens que estavam presos injustamente. Na cela, a janela com suas grades era tão alta que se eles desejassem olhar avistar alguma coisa, precisariam subir nos ombros um do outro, e foi o que fizeram. 

Quando perguntam um para o outro o que viram, um respondeu que só viu lama, mas o outro respondeu como foi bom sentir a brisa do vento em seu rosto, falou também que viu um céu lindo, estrelado e uma lua linda e maravilhosa.

Não é muito difícil de entender o que esse exemplo quer nos passar. É simples: "fóque no que a vida tem de melhor, não nas dificuldades. "Aprender violão nessa quarentena ou aprender qualquer outra coisa pode ser de grande ajuda nessas horas. Lembre-se: "Você não tem o poder para mudar as circunstâncias em que se encontra agora, mas você tem o controle total de como vai reagir diante dessas ou de circunstâncias piores que possam vir.

Por que aprender a tocar violão?

Há muitos benefícios de se aprender algo novo!
Podemos começar pelo cérebro, ele é um músculo, e assim como os demais músculos do corpo ele também deve ser exercitado. 

Isso pode ser feito de muitas formas, como jogar xadrez, palavras cruzadas, resolver problemas difíceis de matemática, física, química, enfim, a matéria que imaginar e que você mais se identificar . Entretanto, o cérebro também pode ser exercitado por aprendermos algo novo, como um idioma ou um instrumento musical.

E não podemos  deixar de mencionar como a musica mexe com nossas emoções.
Por exemplo, se você está dirigindo e ao mesmo tempo ouvindo uma musica mais agitada como talvez um Rock, há grandes chances desse estilo musical influenciar a maneira em como vai dirigir.
Talvez dirija de uma forma um pouco mais agressiva, e se o motorista for imprudente até ultrapasse os limites de velocidade. Ao passo que ouvir uma musica mais calma enquanto dirigimos pode ter um efeito totalmente o contrário.

Lógico que você não vai tentar tocar violão enquanto dirige. Seria loucura fazer isso.
O exemplo na realidade é apenas para mostrar que a música de fato mexe com nossas emoções.
Então porque não aprender a tocar no violão o estilo musical que você mais gosta? Segue aqui algumas sugestões.

Dicas para aprender a tocar violão?


  • Seja realista. Pode ser que você tenha facilidade ao aprender as coisas e consiga fazer progresso de forma impressionante. Ou pode ser que você tenha mais dificuldades para assimilar algo. Independente disso, seja realista, entenda que aprender algo novo como tocar violão tem seus desafios. Pode ser que não veja progresso de imediato
  •  Controle a ansiedade. Lembre-se que não vai logo na primeira semana sair por aí tocando todo o tipo de musica que deseja, para alguns o progresso em aprender a tocar violão pode levar meses, e se desejar realmente se aprofundar e chegar a um nível profissional 
  •  Seja persistente. Muitas pessoas desistem de aprender algo novo logo no começo ao  primeiro sinal de dificuldade. É necessário entender que aprender algo novo não ocorre da noite para o dia. Precisamos viver um dia de cada vez. Mas lembre-se que só tem uma pessoa no mundo que pode lhe impedir de aprender algo novo, seja tocar violão ou qualquer outra coisa. Esse alguém é você mesmo.


Essas foram apenas algumas dicas, se você gostou e deseja colocar em prática essa ideia se inscreva no canal "My Style of Music" no youtube e tenha acesso a dicas e sugestões para aprender a tocar violão nessa quarentena.

Comentários

  1. Muito obrigado, o vídeo me ajudou muito. Já estou aprendendo minha primeira música no violão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura do Rio cobra medidas mais duras do Estado contra covid-19